domingo, 14 de março de 2010

Viaduto do Complexo Padre Adelino - Tatuapé

O prefeito de São Paulo vistoriou nesta sexta-feira (12/3) as obras do Complexo Viário Padre Adelino, entre os bairros da Mooca, Belém e Tatuapé, na Zona Leste. Com a conclusão da obra serão eliminados vários semáforos existentes na avenida Salim Farah Maluf e será ampliada a capacidade de veículos no trecho da Radial Leste. Os usuários das vias, dois dos principais corredores da cidade, serão diretamente beneficiados com a melhora na fluidez.

As obras do Complexo Padre Adelino estão sendo realizadas entre os cruzamentos da avenida Salim Farah Maluf com as ruas Catiguá, Engenheiro Balém e Padre Adelino. Incluem a construção de dois viadutos: Catiguá/Balém e Viaduto Estaiado Padre Adelino. A intervenção ainda contempla a alargamento do viaduto Pires do Rio, com o acréscimo de duas faixas de rolamento. As estruturas do viaduto estão sendo readequadas para suportar tráfego mais intenso e pesado.

"É uma obra muito importante para cidade por ser considerada a porta de entrada da Zona Leste. Os serviços aqui executados vão melhorar a circulação para quem entra e sai da região", disse o prefeito, que subiu até a cúpula da torre onde foram colocados os arcos que sustentam os "estais" (conjunto de cabos de aço).



A construção do viaduto Padre Adelino com "estais", técnica similar a Ponte Octavio Frias de Oliveira, foi definida em razão da extensão do vão (122 metros). O recurso permite a construção de lajes mais leves, com espessura de meio metro, possibilitando uma maior distância entre o solo e a superfície inferior da laje. Outra vantagem é que a construção das lajes é executada com uma tecnologia que não exige a interdição do trânsito local. Em cada lado do arco da ponte serão instalados vinte "estais", cada um formado por 48 cabos de aço.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/

Reflexão Pessoal:

Esta Obra Irá Ajudar a Fluir Muito o Trânsito na Região.
Mas, Espera Aí, Onde Fica Esse Viaduto Estaiado ?
É Isso Mesmo, No Tatuapé, Bairro Nobre da Zona Leste de São Paulo, Um Viaduto Feito Para Enfeitar.
O Custo do Viaduto é de 114 MILHÕES de Reais, Por Que Não Pegar Esse Dinheiro e Comprar Uns 1000 Ônibus Novos Para Nossa Cidade ?
Deixo Claro Que Não Sou Contra a Construção do Viaduto, Mas Vamos Ter Consciência, Se Eu Tiver Um Bom Transporte Público Não Vou Poluir e Contribuir Mais Para com o Caos no Trânsito.

Vamos Pensar Srs. Políticos...


Welisson Guedes - 14 Anos - Morador de Cidade Tiradentes - Zona Leste - São Paulo

Um comentário:

  1. Discordo em partes do Sr. Welisson. É verdade sim que precisamos e muito de um transporte público eficaz, mas quantidade não é a solução.
    São Paulo precisa de uma ampliação muito grande de sua malha de metrô e trem. Porém, falta espaço, e para construir mais linhas não depende só de vontade e dinheiro, mas sim de meios seguros e corretos para construir novas linhas sob a cidade. Depois, para que haja um sistema de ônibus rápido e eficaz, é necessário otimizar ruas, criando corredores e equalizando o trafego intenso de caminhões. O que adianta ter mais 1000 ônibus se os que já existem não andam? O que adianta se milhões de pessoas trocarem seus carros pelo transporte público, se já há sobrecarga no sistema? Na realidade o que falta são homens de pulso forte, instruídos na legalidade, e comprometidos em reverter a situação caótica criada por decadas de inoperância dos governos. Eu acredito que falta muita estrutura sim, mas o que mais nos falta é racionalizar o que já existe e, sem dúvidas, parar de criticar os políticos e começar a fazer nossa parte como cidadão... Final de ano tem eleição... e é uma pena crer que as coisas não mudaram muito não...

    ResponderExcluir