segunda-feira, 15 de março de 2010

Grupo Pombas Urbanas

Em outubro de 2009, o grupo Pombas Urbanas completou 20 anos de existência. Nasceu a partir do projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor Lino Rojas com objetivo de formar atores e técnicos para o teatro com jovens de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo.

Com seu fazer teatral, o grupo busca reconhecer e expressar sua cidade e seu tempo. O processo de formação de atores desenvolvido pelo grupo parte do reconhecimento do ator sobre seu corpo e seus movimentos, da compreensão de sua histórias, suas raízes étnicas e culturais e do meio em que vive para desenvolver sua expressividade cênica. Com este processo, o grupo pesquisou de distintas maneiras a cidade de São Paulo, criou e montou seu repertório de 12 espetáculos de diferentes linguagens: de teatro de rua, para palco, público infantil, jovem e adulto.



Além da pesquisa e produção de espetáculos, o grupo sempre desenvolveu ações que aproximassem o Teatro de populações mais marginalizadas da cidade - dedicação coerente com a própria origem do grupo. Ao estruturar-se como uma companhia profissional, sempre buscou criar oportunidades de acesso, dedicando-se intensamente à transferência de seus conhecimentos para outros jovens da periferia e realizando apresentações e temporadas de seus espetáculos em regiões sem acesso ao teatro.

Durante anos, esteve à procura de um espaço na zona leste de São Paulo, onde pudesse pesquisar, ensaiar e desenvolver um projeto teatral com jovens da região. Em janeiro de 2.004, conseguiu a cessão de um galpão no bairro Cidade Tiradentes em regime de comodato por 20 anos. Desde então, o grupo promove, no local, um intenso processo teatral comunitário caracterizado pelo profundo vínculo entre artistas e comunidade.



Com sua vinda à Cidade Tiradentes em janeiro de 2004, o grupo mergulhou no universo do desemprego, exclusão, da deterioração do ser humano em busca de sobrevivência. Durante 3 anos, dedicou-se intensamente à estruturação do Centro Cultural Arte em Construção e em 2007, realizou a montagem de um novo espetáculo, “Histórias Para Serem Contadas” que deu voz a muitas das histórias e conflitos que o grupo, vivendo no bairro Cidade Tiradentes, acompanhou de perto.


É desta forma que os integrantes do grupo Pombas Urbanas compreendem e exercem sua condição de artistas: situando sua pesquisa e produção teatral junto à sociedade com o desenvolvimento de propostas práticas e concretas de acesso à Arte, desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas para que populações historicamente marginalizadas possam produzir teatro e refletir sobre sua realidade por meio da Arte.


Fonte: http://www.pombasurbanas.org.br/

Reflexão Pessoal:

Em Setembro de 2009 Conheci o Grupo Pombas Urbanas Em Um Cortejo no Barro Branco, Em Comemoração da Cerimônia de Início da Construção do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, e Logo me Apaixonei Pela Arte e Quis Fazer Teatro.
Meus Melhores Dias da Semana São Sábado e Domingo, Pois eu Aprendo Teatro, Brinco com o Teatro, Imagino no Teatro, Assisto Teatro, e Teatro é a Arte da Vida !
Descobri a Vida Através da Arte e da Cultura, Descobri que Todos Nós Somos Arteiros e Podemos Fazer Teatro, e o Teatro do Pombas Urbanas Não é Qualquer Teatro, é um Teatro que Forma Atores Orgânicos, Capazes de Fazer Tudo Pro Si Mesmos, Atores Independentes e Principalmente Unidos, Pois o Sinônimo de Teatro é Coletividade.
O Centro Cultural Arte em Construção Oferece à População de Cidade Tiradentes, Geralmente Aos Sábados, Um Espetáculo Teatral, Não Só do Grupo e Dos Jovens Formados no Centro Cultural Arte em Construção, Mas o Gurpo Também Busca Cada Vez Mais Parcerias e Comunicação Com Outros Grupos, Lembro do Primeiro Espetáculo Que Assisti no Pombas, Foi o "Vamos à Guerra, Filhos da Terra", do Grupo Coligação um Peixe, Grupo de Pinheiros que Se Apresentou em Cidade Tiradentes ano Passado.
Espero que o Grupo Possa Cada Vez Mais Desenvolver o Ser Humano em Cidade Tiradentes, Pois Nós Temos Cada Vez Mais Fome de Arte !

Obrigado Pombas Urbanas, Por Existir !

Welisson Guedes - Morador de Cidade Tiradentes - Zona Leste - São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário