quarta-feira, 17 de março de 2010

Documentário "El Quijote" em Cidade Tiradentes

Pombas Urbanas exibe neste domingo o filme El Quijote pela internet.




O registro de bastidores, cenas e entrevistas com diretores e atores que participaram do processo de montagem do espetáculo multicultural El Quijote foi documentado pela equipe da ViaTV Comunicação e Cultura, e será exibido no domingo, dia 14, às 17h, no Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbanas e também pela internet, no site www.pombasurbanas.org.br e http://www.viatv.com.br/.

Em outubro de 2009, idiomas, cores e culturas de 12 países se entrelaçaram para narrar a história do Cavaleiro da Triste Figura, “El Quijote”, a versão teatral de Santiago Garcia, com direção de César Badillo, ambos do Grupo La Candelaria (Colômbia).

A criação coletiva envolveu cerca de cem pessoas, entre técnicos e atores dos coletivos La Comedia de Campana (Argentina); Teatro Trono/Compa Bolívia; Pombas Urbanas e Entrou por uma Porta, RJ (Brasil); Colectivo Teatral Antu (Chile); Teatro la Candelaria, Teatro Tespys Corporación Cultural, DC – Arte Corporación e Corporación Cultural Nuestra Gente (Colômbia); Teatro Andante, Quinto Teatro e Teatro de los Elementos (Cuba); Tiempos Nuevos Teatro (El Salvador) e Caja Lúdica (Guatemala); Compañía Teatral Carlos Ancira (México); e Vichama Teatro (Peru).

“El Quijote” foi o ponto de partida cultural que concretizou o lançamento da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade durante o II Congresso de Cultura Iberoamericana, evento que trouxe conferências, debates e encontros para trocas de experiências acerca da “Cultura e Transformação Social”, apoiado pelo Ministério da Cultura do Brasil (MinC) e Colômbia, Serviço Social do Comércio (SESC-SP) e Pombas Urbanas, que produziu essa aventura utópica e cênica.

Os encontros com representantes de grupos de teatro dispostos a consolidar a Rede acontecem desde 2004, uma iniciativa que parte do Quinto Teatro de Cuba, fundado por artistas vinculados ao diretor e dramaturgo Rolando Hernández Jaime, de Havana, em julho de 2005; da Corporación Cultural Nuestra Gente, Medellín, que desde 1987 concilia criação e projetos socioculturais e dialoga com instituições públicas e privadas para a formação de artistas; e o Pombas Urbanas, coletivo formado em 1989 pelo diretor peruano Lino Rojas (1942-2005), ao dar início a um projeto de formação de atores com jovens da periferia da zona Leste.

FICHA TÉCNICA

Direção
Daniel Brazil

Produção Executiva e Produção
Renato Sakata

Direção de Fotografia
Cesar Zanetti
Assistentes
Bruno Carretero
Edmilson do Nascimento

Edição
Gabriela Trama
Renata Palheiros
Vinhetas
Gabriela Trama

Locução
Daniel Alves

Tradução
Nicolás Monasterio



Mais Informações:

Pombas Urbanas

11 2285-5699 / 2282-3801

www.pombasurbanas.org.br

twitter.com/pombasurbanas

Rua José Pereira de Jesus - Vila Yolanda II - Cidade Tiradentes - Isso é São Paulo !





Esse é o Lugar Onde Somos Forçados a Viver, Esgoto a Céu Aberto, Deslizamentos, Doenças...
Note Que a Casa Na Beira do Rio Poluído e Descanalizado Está Prestes a Cair, Colocando Vidas em Risco...



Somos Todos Obrigados a Passar Por Isso Todos os Dias, Pois Esse é o Caminho da Escola, da Farmácia, da Padaria...
Infelizmente é a Isso que nos Submetemos.
 Eu Mesmo Inclusive Já PISEI  Nesse ESGOTO e Tive que Lavar Meus Pés com ÁGUA SANITÁRIA !
Essa é a Única Saída Para a Rua Inácio Monteiro, Para Não Termos Que Andar 10 Minutos Rua Acima Para Chegar a Um Lugar em Que o Percurso por Baixo é de 30 Segundos...

CHORAMOS Por Uma Ponte Pelo Menos, E Olha Que Nem Toquei no Assunto ASFALTO !
Vivemos Nessa Situação Há Mais de 12 Anos !




Essa Imagem é Muito Interessante e de Cortar o Coração.

Repare que a ÁGUA que Sai do Cano é LIMPA e Cai no Córrego Imundo.
Infelizmente é Isso Que Fazemos Com Nossos Recursos Naturais, Maltratamos e Usamos Mal Essa Água Que Tem a Finalidade de Dar a Vida, Nesse Caso, o Percurso da Água Leva-a À Inutilidade !

Essa Água Poderia Ser Utilizada em Uma Fonte, Por Exemplo, e Vai Direto da Mina Até o Esgoto, Infelizmente...


São Paulo Pede Socorro !


Texto e Fotos : Welisson Guedes - Morador de Cidade Tiradentes - Zona Leste- São Paulo

segunda-feira, 15 de março de 2010

Grupo Pombas Urbanas

Em outubro de 2009, o grupo Pombas Urbanas completou 20 anos de existência. Nasceu a partir do projeto “Semear Asas”, concebido pelo diretor Lino Rojas com objetivo de formar atores e técnicos para o teatro com jovens de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo.

Com seu fazer teatral, o grupo busca reconhecer e expressar sua cidade e seu tempo. O processo de formação de atores desenvolvido pelo grupo parte do reconhecimento do ator sobre seu corpo e seus movimentos, da compreensão de sua histórias, suas raízes étnicas e culturais e do meio em que vive para desenvolver sua expressividade cênica. Com este processo, o grupo pesquisou de distintas maneiras a cidade de São Paulo, criou e montou seu repertório de 12 espetáculos de diferentes linguagens: de teatro de rua, para palco, público infantil, jovem e adulto.



Além da pesquisa e produção de espetáculos, o grupo sempre desenvolveu ações que aproximassem o Teatro de populações mais marginalizadas da cidade - dedicação coerente com a própria origem do grupo. Ao estruturar-se como uma companhia profissional, sempre buscou criar oportunidades de acesso, dedicando-se intensamente à transferência de seus conhecimentos para outros jovens da periferia e realizando apresentações e temporadas de seus espetáculos em regiões sem acesso ao teatro.

Durante anos, esteve à procura de um espaço na zona leste de São Paulo, onde pudesse pesquisar, ensaiar e desenvolver um projeto teatral com jovens da região. Em janeiro de 2.004, conseguiu a cessão de um galpão no bairro Cidade Tiradentes em regime de comodato por 20 anos. Desde então, o grupo promove, no local, um intenso processo teatral comunitário caracterizado pelo profundo vínculo entre artistas e comunidade.



Com sua vinda à Cidade Tiradentes em janeiro de 2004, o grupo mergulhou no universo do desemprego, exclusão, da deterioração do ser humano em busca de sobrevivência. Durante 3 anos, dedicou-se intensamente à estruturação do Centro Cultural Arte em Construção e em 2007, realizou a montagem de um novo espetáculo, “Histórias Para Serem Contadas” que deu voz a muitas das histórias e conflitos que o grupo, vivendo no bairro Cidade Tiradentes, acompanhou de perto.


É desta forma que os integrantes do grupo Pombas Urbanas compreendem e exercem sua condição de artistas: situando sua pesquisa e produção teatral junto à sociedade com o desenvolvimento de propostas práticas e concretas de acesso à Arte, desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas para que populações historicamente marginalizadas possam produzir teatro e refletir sobre sua realidade por meio da Arte.


Fonte: http://www.pombasurbanas.org.br/

Reflexão Pessoal:

Em Setembro de 2009 Conheci o Grupo Pombas Urbanas Em Um Cortejo no Barro Branco, Em Comemoração da Cerimônia de Início da Construção do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, e Logo me Apaixonei Pela Arte e Quis Fazer Teatro.
Meus Melhores Dias da Semana São Sábado e Domingo, Pois eu Aprendo Teatro, Brinco com o Teatro, Imagino no Teatro, Assisto Teatro, e Teatro é a Arte da Vida !
Descobri a Vida Através da Arte e da Cultura, Descobri que Todos Nós Somos Arteiros e Podemos Fazer Teatro, e o Teatro do Pombas Urbanas Não é Qualquer Teatro, é um Teatro que Forma Atores Orgânicos, Capazes de Fazer Tudo Pro Si Mesmos, Atores Independentes e Principalmente Unidos, Pois o Sinônimo de Teatro é Coletividade.
O Centro Cultural Arte em Construção Oferece à População de Cidade Tiradentes, Geralmente Aos Sábados, Um Espetáculo Teatral, Não Só do Grupo e Dos Jovens Formados no Centro Cultural Arte em Construção, Mas o Gurpo Também Busca Cada Vez Mais Parcerias e Comunicação Com Outros Grupos, Lembro do Primeiro Espetáculo Que Assisti no Pombas, Foi o "Vamos à Guerra, Filhos da Terra", do Grupo Coligação um Peixe, Grupo de Pinheiros que Se Apresentou em Cidade Tiradentes ano Passado.
Espero que o Grupo Possa Cada Vez Mais Desenvolver o Ser Humano em Cidade Tiradentes, Pois Nós Temos Cada Vez Mais Fome de Arte !

Obrigado Pombas Urbanas, Por Existir !

Welisson Guedes - Morador de Cidade Tiradentes - Zona Leste - São Paulo - SP

Parque Municipal Vila do Rodeio

O Parque Municipal Vila do Rodeio Fica Localizado no Distrito de Cidade Tiradentes, São Paulo- SP.

O Parque Possui 2 Quadras Poliesportivas e 3 Campos de Futebol, Além de Pista de Skate, PlayGround e Churrasqueiras.

Localizado na rua Igarapé da Bela Aurora, 342, o espaço recebe diariamente cerca de mil usuários, número que dobra nos fins de semana. O local é usado para a prática de caminhada, piquenique, realização de competições como corrida, futebol e tai chi chuan.

Este Parque é Uma Das Poucas Atrações de Esporte e Lazer em Cidade Tiradentes.
Iniciadas as Obras em 2004, Só Foi Concluído em Ano no Ano Eleitoral de 2008, Atende Mais de mil Pessoas Por Dia !!!

O Parque é Bom, O Problema é A Distância, Por Exemplo, Quem Mora Nos Bairros Vila Yolanda II e Barro Branco, Leva Em Torno de 45 Minutos Para Chegar ao Parque.

Queremos Mais Cultura, Esporte e Lazer em Nosso Distrito, Pois Só a Educação, Cultura e o Esporte Podem Mudar a Realidade de Uma Nação !!!

Acorda Brasil !


Welisson Guedes - 14 Anos - Cidade Tiradentes - Zona Leste - São Paulo - SP

domingo, 14 de março de 2010

Viaduto do Complexo Padre Adelino - Tatuapé

O prefeito de São Paulo vistoriou nesta sexta-feira (12/3) as obras do Complexo Viário Padre Adelino, entre os bairros da Mooca, Belém e Tatuapé, na Zona Leste. Com a conclusão da obra serão eliminados vários semáforos existentes na avenida Salim Farah Maluf e será ampliada a capacidade de veículos no trecho da Radial Leste. Os usuários das vias, dois dos principais corredores da cidade, serão diretamente beneficiados com a melhora na fluidez.

As obras do Complexo Padre Adelino estão sendo realizadas entre os cruzamentos da avenida Salim Farah Maluf com as ruas Catiguá, Engenheiro Balém e Padre Adelino. Incluem a construção de dois viadutos: Catiguá/Balém e Viaduto Estaiado Padre Adelino. A intervenção ainda contempla a alargamento do viaduto Pires do Rio, com o acréscimo de duas faixas de rolamento. As estruturas do viaduto estão sendo readequadas para suportar tráfego mais intenso e pesado.

"É uma obra muito importante para cidade por ser considerada a porta de entrada da Zona Leste. Os serviços aqui executados vão melhorar a circulação para quem entra e sai da região", disse o prefeito, que subiu até a cúpula da torre onde foram colocados os arcos que sustentam os "estais" (conjunto de cabos de aço).



A construção do viaduto Padre Adelino com "estais", técnica similar a Ponte Octavio Frias de Oliveira, foi definida em razão da extensão do vão (122 metros). O recurso permite a construção de lajes mais leves, com espessura de meio metro, possibilitando uma maior distância entre o solo e a superfície inferior da laje. Outra vantagem é que a construção das lajes é executada com uma tecnologia que não exige a interdição do trânsito local. Em cada lado do arco da ponte serão instalados vinte "estais", cada um formado por 48 cabos de aço.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/

Reflexão Pessoal:

Esta Obra Irá Ajudar a Fluir Muito o Trânsito na Região.
Mas, Espera Aí, Onde Fica Esse Viaduto Estaiado ?
É Isso Mesmo, No Tatuapé, Bairro Nobre da Zona Leste de São Paulo, Um Viaduto Feito Para Enfeitar.
O Custo do Viaduto é de 114 MILHÕES de Reais, Por Que Não Pegar Esse Dinheiro e Comprar Uns 1000 Ônibus Novos Para Nossa Cidade ?
Deixo Claro Que Não Sou Contra a Construção do Viaduto, Mas Vamos Ter Consciência, Se Eu Tiver Um Bom Transporte Público Não Vou Poluir e Contribuir Mais Para com o Caos no Trânsito.

Vamos Pensar Srs. Políticos...


Welisson Guedes - 14 Anos - Morador de Cidade Tiradentes - Zona Leste - São Paulo