sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto de Metro Leve Para a Cidade Tiradentes

O Metrô de São Paulo vem inovar o transporte público com a implantação do metrô leve na nova extensão da Linha 2 Verde que irá da Vila Prudente até a Cidade Tiradentes.
Já foi publicado no Diário Oficial de São Paulo a licitação que abre concorrência internacional para o projeto, fabricação, fornecimento, implantação do monotrilho e aquisição de 54 trens de metrô leve. O último trecho até Cidade Tiradentes tem previsão de entrega em 2012.




A saturação dos meios de transportes em São Paulo tem levado os governantes a pensarem em uma maneira de fazer com que os paulistanos troquem o conforto de seus automóveis pelos transportes públicos e assim minimizar o problema do congestionamento na cidade.
Este sistema inovador de veículo leve sobre pneus (VPL) ou sobre trilhos (VLT) já foi adotado em várias cidades do mundo como Bogotá, Curitiba, cidades européias e Japão.
É visto como uma solução para os meios de transportes públicos por ter dimensões menores que o metrô com menores custos e tempo de implantação.
É um sistema com menor impacto visual, ambiental e sonoro.
 Causa menos desapropriações e não interfere no trânsito.
 Seu novo sistema de sinalização para a extensão da Linha 2-Verde vai permitir que os veículos rodem com intervalos curtos e mais segurança, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros.


Quem sair do bairro Cidade Tiradentes economizará um tempo superior a 1 hora para ir até o centro.
O trajeto de 23,8 km de metrô leve deverá ter 17 estações e uma capacidade de transporte de 510 mil passageiros / dia.







O traçado da via elevada será pelas avenidas Luis Ignácio de Anhaia Mello, Sapopemba, Ragueb Chohfi e estrada do Iguatemi, tendo ponto final nas proximidades do Hospital de Cidade Tiradentes.
Segundo o edital, seus trens deverão ter a capacidade para mil passageiros, com ar condicionado e operando com a mesma tecnologia e qualidade das outras linhas do metrô.

Agora só nos resta aguardar que nossos governantes prossigam com este projeto que beneficiará as 250 mil pessoas que moram nesta região e que passam a maior parte de seu tempo, para ir e voltar do trabalho, dentro dos transportes superlotados.


Fonte: http://http://www.metro.sp.gov.br/

8 comentários:

  1. Olá welisson !

    Muito Legal Termos Esse Metro Leve, Vai Demorar mais 2 Anos, Mas Vai Chegar Enfim...
    Muito Legal seu Blog !
    Continue Assim ! Denunciando a Farsa dos Políticos que Merecem Levar Um Tiro de Basuca !

    PSDB Nunca Mais !

    O Brasil Só Vai Pra Frente com Cristóvam Buarque !

    ResponderExcluir
  2. sou moradora da cid. tiradentes à 18anos, imaginem qto sofrimento trabalhar fora....
    espero que nossos governates tenham cociência da necessidade desta região....estamos confiantes e aguardando anciosos....

    ResponderExcluir
  3. oi vai melhorar,a qualidade de vida de todos.

    ResponderExcluir
  4. Sou moradora da Cidade Tiradentes e finalmente lembram de nos nao so para pedir votos mas para solucionar um enorme problema que nao seria resolvido com corredor expresso , sou totalmente a favor do metro Cidade Tiradentes !

    ResponderExcluir
  5. O que precisa ser feito é tirar a ideia de metro leve do papel e da teoria e começar trazer para pratica o quanto mais rápido antes que da copa 2014 chegue e o sufoco também,
    Pois Cidade Tiradentes em si e a zona Leste são o maior conjunto habitacional da América Latina
    Data: 04/05/2012 ás 18:37

    ResponderExcluir
  6. Oi, mas onde exatamente vai passar, em q ruas, vai ser necessário desapropriar?

    ResponderExcluir
  7. quando ai começar a funcionar este metro na cidade tiradentes ???

    ResponderExcluir
  8. adoro o metro

    thayseluyanne@hotmail.com
    missão veia-ceara

    ResponderExcluir